O personagem Motoqueiro fantasma, (Johnny Blaze) é um personagem que, quando teve sua estreia, acabou por ser totalmente diferente do que as pessoas costumavam ver até então. Criado por Gary Friedrich, Roy Thomas e com arte de Mike Ploog, teve sua primeira aparição em 1972. Veja mais informações abaixo!
Primeira aparição
Marvel / Spotlight #5 - 1972
A primeira aparição de Johnny Blaze como Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider em inglês) foi na Marvel Spotlight #5 lançada em 1972.
Carter Slade - 1967
Acontece que, antes dele, Ghost Rider era o nome dado a Carter Slade, que teve sua primeira aparição em 1967 na HQ Ghost Rider #1. Com o surgimento mais tarde de Johnny Blaze, Carter passou a ser chamado de Phantom Rider.
Pacto com o Diabo
Crash Simpson, que era mentor de Johnny, estava com câncer, e este foi o motivo do acordo feito entre Johnny Blaze e Mephisto, que prometia a cura da doença. No entanto, houve uma traição: Crash morreu em um acidente de moto, e a alma de Johnny agora já pertencia a Mephisto, que o transforma em Motoqueiro Fantasma sempre que o sol se põe.
Olhar da Penitência
O Olhar de Penitência é o poder do Motoqueiro Fantasma, que, quando utilizado, oprimi seus alvos utilizando os pecados dos mesmos, fazendo com que eles sofram das mesmas dores que fizeram outras pessoas sentirem. Em casos de almas verdadeiramente ruins, elas são levadas ao inferno.
Poderes
Além do Olhar da Penitência, o Motoqueiro Fantasma possui superforça, Fogo do Inferno - que é a capacidade de invocar chamas infernais para punir seus oponentes -, imortalidade e ainda a capacidade de transitar entre dimensões, sendo, entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.
Motoqueiro Fantasma e Wolverine
Marvel / Ghost Rider/Wolverine: Weapons Of Vengeance Omega
O Motoqueiro Fantasma fez diversas participações ao longo do tempo ao lado de outros super-heróis da Marvel, tanto nas HQs quanto nas animações. Uma HQ recentemente lançada apresenta um crossover com o Wolverine
No ano de 2023, foi lançada uma minissérie de quadrinhos intitulada "Ghost Rider/Wolverine: Weapons Of Vengeance Omega", ("Motoqueiro Fantasma/Wolverine: Armas da Vingança Alfa"), que teve o roteiro de Benjamin Percy e arte de Geoff Shaw.
Antes disso, os dois já tinham aparecido juntos em HQs, como em "Ghost Rider/Wolverine/Punisher: Hearts of Darkness vol. 1", lançada em dezembro de 1991. No Brasil, essa edição foi publicada em fevereiro de 1994 com o título de "Motoqueiro Fantasma, Wolverine & Justiceiro - Corações Negros". Nesta história, os três se encontram com Coração Negro, que lhes faz uma proposta: eliminar seu pai, Mephisto.
Filmes | Motoqueiro Fantasma
O primeiro filme do Motoqueiro Fantasma, lançado em 2007, foi interpretado pelo ator Nicolas Cage. O filme segue bastante o roteiro do primeiro quadrinho, mostrando o pacto com Mephisto, a morte do pai e seus poderes. Já o segundo filme foi lançado em 2011 e novamente interpretado por Nicolas Cage
Primeiro Jogo Motoqueiro Fantasma
No mesmo ano de lançamento do primeiro filme (2007), foi lançado para PS2 e Game Boy Advance o jogo Motoqueiro Fantasma, que seguiu e foi baseado no filme, apresentando personagens, moto, correntes e poderes inspirados na produção cinematográfica. O sistema de jogo em algumas partes lembra o de God of War, principalmente por conta das correntes e dos golpes realizados com elas
Trailer do jogo: Ghost Rider - PS2 (2007)
Veja também: Filme | Motoqueiro Fantasma - 2007
Tags
Artigos
Curiosidades
Entretenimento
Filmes
Gary Friedrich
Ghost Rider
Jogos
Marvel
Mike Ploog
Motoqueiro Fantasma
Nicolas Cage
Roy Thomas