![]() |
Imagem: /Reprodução/Capa Álbum Saint Anger/Metallica |
Saint Anger foi um álbum lançado em 2003, com uma proposta diferente do que Metallica é. Este, sem dúvidas, é um trabalho que se aproximou do nu metal, um subgênero que, principalmente naquela época, estava crescendo muito e tinha destaque no cenário.
É muito compreensível a recepção não muito boa, principalmente dos fãs, pois aquilo ali não é Metallica. Sem solos e com uma bateria que mais parecia latas de tinta vazias sendo batucadas, isso foi uma ideia do baterista Lars Ulrich, que achou que combinava com os riffs que, até então, estavam sendo desenvolvidos.
O álbum em si não é ruim. Eu, particularmente, sempre gostei e cantei as canções. O que vai fazer você amá-lo ou odiá-lo é o quanto você está aberto a novas experiências musicais. Não existe motivo algum para achar que os fãs de Metallica são fresquinhos, pois realmente não é muito Metallica. E, se você ainda não conhece muito a banda, basta apenas pegar para ouvir músicas do álbum anterior, ReLoad (1997), e um posterior, Death Magnetic (2008), isso para não ser muito extremo ao comparar com discos anteriores.
Saint Anger é um álbum que traz letras que exploram e refletem o que a banda era no momento. Suas músicas são intensas e emocionais, o que, por um lado, devemos destacar. Raiva, agressividade, lutas, monstros internos e frustrações são alguns dos sentimentos explorados na composição, e são, sim, sentimentos com os quais muita gente se identifica. É um álbum que vale a pena ouvir em alguns momentos da vida.
Para finalizar, o álbum veio para preencher um vazio que estava se criando na banda e teve um impacto significativo, contribuindo para onde Metallica iria futuramente, assim como em nossas próprias vidas, algumas fases que muitas vezes determinam o caminho que seguiremos a partir daí.
Trilha Sonora da Ira: Faixas do Álbum St. Anger do Metallica
1. "Frantic"
2. "St. Anger"
3. "Some Kind of Monster"
4. "Dirty Window"
5. "Invisible Kid"
6. "My World"
7. "Shoot Me Again"
8. "Sweet Amber"
9. "Unnamed Feeling"
10. "Purify"
11. "All Within My Hands"